segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O Ovo é Mall.


Bem sabemos que o Ovo Mole é imagem de marca de uma das cidades mais bonitas do mundo: Aveiro.
Aconteceu, por outro lado, por motivos estratégicos, ter sido esse o meu local de nascimento, enquanto à mesma hora, do mesmo dia, em Londres, na Westminster Abbey, se casava Príncipe Carlos e a malograda Princesa Diana.
Estranho, seria encontrar nas arábias um esgar sequer de doçaria conventual da provincianamente (à la portugaise...) denominada Veneza de Portugal.

Poderia ter, eventualmente, tropeçado num mais global arroz doce, num internacional leite de creme, numa cosmopolita nata do céu, num inter-continental doce da casa, numa trans-atlântica fruta da época ou, se quiser ser mais arrojado, numa luso-italiana fatia de Vienneta, que nunca poderá faltar num qualquer snack-bar português que se preze.

Mas não.
Dei de caras com o meu mui estimado e conterrâneo Ovo Mole (deve pronunciar-se Obo Molle, em Abeirense da Bairrádá).

O processo de expansão do Ovo Mole nestas paragens, tem-me feito tirar algumas notas acerca do volumoso aproveitamento que um produto local/nacional pode ter "fora de portas".
Reúno então, uma série de informações ultra-secretas e oficiosas, para que a vereação do Eng. Élio Maia e a Câmara Municipal de Aveiro possam perceber como as coisas se devem processar.
Chega de Bugas, de passeios de Moliceiro na Ria, de ciclovias, salinas, Universidades urbanisticamente perfeitas, de eco-museus, etc, etc, etc.

Meus caros aveirenses: isso já deu. Démodé. Passado. Esquecer. Caput!

Todas as nossas energias no: Ovo Mole.

E estes senhores, arautos do pioneirismo e da experimentação, não fizeram por menos e apresentam-nos uma gama infindável de variantes deste produto que será, concerteza, um case study, nas áreas da restauração e hotelaria mas também nas escolas de marketing em Portugal.

O Ovo Mole é (para se ter uma pequena ideia da popularidade do fenómeno) também usado na oralidade, como expressão dita e ouvida quotidianamente por qualquer indivíduo moderno que se encontre perdido, desencontrado, em lazer, em trabalho, deprimido, alegre, soturno ou a fazer o pino.

As margens de lucro, que vão largamente compensando o investimento na produção desta pérola aveirense das arábias, são inimagináveis e deixam adivinhar um futuro ainda mais risonho.
Os Ovos Moles são, de facto, irresistíveis e viciantes.
E aqui há dos maiores já alguma vês fabricados: assim mesmo, à escala do Guiness, da Avenida da Boavista ou daquele golo do Madjer.

Não há um dia em que o Sheik não peça um nOvo.
Não há um dia em que um não começa a ser produzido.
Apenas um reparo: o processo de internacionalização do produto tem uma matiz desviante.
Dizem eles que, para facilitar a sua mediatização e porque o Inglês é a Língua franca, se deverá corrigir linguisticamente para: "Ovo Mall" (sim...a mesma história do Allgarve!).
Esta nova evolução para "Ovo Mall" funda-se também, justamente, na semelhança com aquela supra citada pronunciação genuinamente popular: do Abeirense da Bairrádá, Obo Molle.

Ver para crer: o Ovo Mall está em todo o lado e tem já nomes próprios.

"Where is Marina (Ovo) Mall?"
"Oh...look! The biggest (Ovo) Mall in the World!"
"It´s easy... You should cross till The Emirates (Ovo) Mall."

Caros concidadãos aveirenses, posto isto, na próxima Assembleia Municipal, em massa, gritar:

Abra os olhos, Eng. Élio!
Por onde tem andado?
Aveiro precisa disto!!!

P.S.: Citando José Hermano Saraiva em mais um épico final d´Os Horizontes da Memória no Dubai: "... e é uma pena que uma Civilização como esta, a Árabe, que ensinou o mundo a contar, a cultivar o Algarve, a dançar o ventre, a fundar o Farense e alguns clubes de Lisboa, tenha agora, como base cultural o objecto que é, ao mesmo tempo, a melhor das metáforas: é parido rapidamente, por um dos animais menos dotados do mundo e que, pousado e sendo mall, nunca se aguenta em pé."

É o Ovo Mall.
Anymall.

7 comentários:

jerónimo disse...

Não saberás, mas sou viciado em ovos moles. Até já os comi em directo na RUC. Duas vezes!

ultima janela disse...

Com as tuas fotos tenho de perguntar.. Tens uma Lomo?

Beijinhos desde Chicago

Catarina

ultima janela disse...

Eu tenho uma e os efeitos que tens nalgumas fotos pareciam mesmo semelhantes ao que consigo fazer. Mas usas uma analogica ou digital?

Anónimo disse...

(...)
aconselho:
http://www.youtube.com/watch?v=-66j-JlTr9M&feature=related

indignu - rafaela

Anónimo disse...

pois, mas era melhor não teres aconselhado
(...)

João Sardo disse...

Realmente.
Quem são esses gajos, de Leonte?

SSP disse...

Ah fantástico, já temos natas/pastéis de belém em Hollywood, agora Obo "Mall" nas arábias e o Magalhães nas américas =)isto será uma nova versão dos descobrimentos?